Vamos falar um pouco sobre auto sabotagem?
Na Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) nós chamamos isso de Profecia Catastrófica. Isso ocorre quando o nosso comportamento é influenciado pelas nossas crenças (a maneira como a gente pensa sobre o mundo, os outros e nós mesmos). Dessa forma, agimos de modo a confirmar determinada crença.
Que tal um exemplo? Sabe aquela pessoa muito introvertida que se considera indigna de amor? Em uma situação social, o seu comportamento será influenciado por essa crença. Portanto, ela poderá agir de forma tímida, não olhando nos olhos e falando bem baixo com os outros, e por sua vez, essa conduta certamente irá aumentar a sua chance de rejeição.
Essa rejeição que vai ocorrer nessa situação social e em futuras outras vão confirmar ainda mais a sua crença de não ser digna de amor e isso virará um ciclo vicioso. Mas essas crenças não são uma verdade absoluta! Foram apenas aceitas como tal, e nós podemos muda-las. A terapia pode ser uma grande aliada nesse processo.
E você, já passou por alguma auto sabotagem? Consegue lembrar de algum exemplo na sua vida? Acha que o seu comportamento pode ter influenciado no resultado? Acredite, isso é mais comum do que você pensa, muitas pessoas passam por isso diariamente. Você não está sozinho(a).