Descontar a ansiedade na comida

Escrito por: Michelle Gappo

20 de outubro de 2020

É verdade que existem muitas pessoas que, em momentos de ansiedade e estresse, acabam por descontar esses sentimentos na comida. Como um comportamento de fuga de emoções desagradáveis, o individuo opta por algo que irá aliviar sua ansiedade momentaneamente. Portanto, o alimento vira um gatilho para essa compensação, podendo gerar uma relação ruim com a comida, ganho de peso e problemas de saúde.

Você se identifica com isso? Existem algumas dicas para te ajudar a controlar esse comportamento de comer emocionalmente. A primeira é o MINDFUL EATING, que é a atenção plena na refeição. Você irá se concentrar em todas as suas sensações, tanto físicas como emocionais ao comer. Sua atenção estará focada na degustação, no seu prazer, nas sensações do paladar e olfato, na textura do alimento, temperatura, nos movimentos de mastiga-lo e engoli-lo. É um momento sem julgamentos. Essa pratica pode te ajudar a lidar melhor com as emoções relacionadas a comida.  

Então que tal na próxima vez você refletir se o que está sentindo é fome de verdade ou apenas uma emoção? Aprenda a NOMEÁ-LAS, como por exemplo: tristeza, medo, raiva, ansiedade, angustia e etc.

É válido também EVITAR comprar alimentos que despertam essa compulsão em você e tentar se distrair quando essa ansiedade com a comida vem. Você pode fazer isso parando por quinze minutos para assistir ou ler algo do seu interesse, ouvir um podcast, arrumar a casa, caminhar, tomar um banho ou meditar.

 Seguir uma DIETA BALANCEADA, rica em nutrientes e proteínas, pode ajudar a criar uma saciedade prolongada, ao contrário de alimentos gordurosos que nos deixam com fome mais rápido.

Que tal implementar essas dicas na sua rotina? Ah, e não se esqueça, a TERAPIA pode te ajudar a descobrir todos os seus pensamentos disfuncionais que estão te levando a esse comportamento e, através de técnicas, substituí-los por outros mais funcionais.

 

Michelle Gappo

Psicóloga Clínica especializada em transtornos de ansiedade e fobias

[publications user_id=1 text=”publicações”]

CONTATO

Abrir WhatsApp
Olá,
Como posso te ajudar?