Terapia Cognitivo-Comportamental

Escrito por: Michelle Gappo

19 de outubro de 2020

A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é uma abordagem muito boa no tratamento de transtornos de ansiedade e fobias. Existem muitas pesquisas que mostram a sua efetividade na redução de sintomas e também na recorrência dos transtornos.

A TCC trabalha em como a relação entre pensamentos, emoções e comportamentos afetam e guiam a nossa vida. Não é uma situação que ocasiona uma maneira de agir e sim o pensamento sobre ela. Isso é, o pensamento gera uma emoção e então desencadeia um determinado comportamento.

O terapeuta identifica esses pensamentos distorcidos do cliente, ou seja, que não estão de acordo com a realidade. E é a partir disso que o tratamento se inicia, buscando uma modificação do sistema de pensamentos e crenças, para então gerar uma mudança emocional e comportamental. Muitas técnicas são usadas nesse processo. Duas que eu gosto muito são: a de exposição gradual e o exame de evidências. Falarei mais sobre elas em algum post futuro.

Um exemplo desse sistema: uma pessoa que sofre de transtorno de ansiedade social (fobia social), tem muito medo de sua exposição em uma possível avaliação dos outros, acreditando talvez que será julgada negativamente pelos outros, que irá se fazer de tola e passar vergonha.

Em uma situação de falar em público, alguns possíveis pensamentos que poderão surgir são “eu vou tremer muito e passar vergonha”, “todos estão reparando o quão nervosa eu estou”. Em consequência, a emoção que aparece é de uma ansiedade muito elevada e juntamente com isso uma intensificada de sintomas físicos desagradáveis (tremores, sudorese, gagueira). Isso poderá causar algum comportamento negativo, tal como: fugir do local, chorar, dar branco, dentre diversas outras opções.

Esse foi um resumo bem breve sobre a TCC, no qual queria mostrar a importância dos nossos pensamentos no dia-a-dia, algo que já é tão automático que infelizmente passa despercebido por muitos nós. Mas são eles que guiam a nossa vida, nos faz tomar decisões e modulam nossos comportamentos e percepções diante o mundo. Apesar de ser uma tarefa difícil, uma atenção maior ao que se passa na nossa cabeça pode ser muito benéfica a longo prazo. Que tal praticar um pouco todo dia?

Michelle Gappo

Psicóloga Clínica especializada em transtornos de ansiedade e fobias

[publications user_id=1 text=”publicações”]

CONTATO

Abrir WhatsApp
Olá,
Como posso te ajudar?