Crenças Limitantes

Escrito por: Michelle Gappo

20 de outubro de 2020

Nossas crenças tem um poder muito grande na forma como a gente molda a nossa vida. Isso pode ser tanto positivo quanto negativo. Elas muitas vezes surgem da nossa herança hereditária, cultura, religião e experiências de vida. Algumas frases comuns que vem dessas crenças são: sou velho/a demais para isso, nunca vou conseguir emagrecer, não tenho tempo, eu nunca vou conseguir encontrar alguém, vou morrer sozinho/a, nunca vou conseguir aprender tal coisa e etc.
Como superar essas crenças? Questione o que você pode fazer e procure soluções de enfrentamento. Se pergunte: essa é a única maneira de pensar assim? Quais são as outras explicações para isso? Isso já aconteceu antes? Como posso lidar se o pior acontecer? Quais são as chances desse pior acontecer? E o que é mais provável que de aconteça? De que forma acreditar nesse pensamento X vai me ajudar a alcançar o que eu quero? Que resposta mais adaptativa eu posso dar a esse pensamento quando ele surgir na minha cabeça? Quais estratégias eu posso fazer para atingir tal objetivo ao invés de ficar paralisado me fazendo de vítima? E por ai vai…
Dessa forma, a pessoa consegue reconhecer o limite que a crença traz em sua vida e que há outras explicações para um acontecimento e muitas outras formas de interpretar uma situação. O trabalho do psicólogo da Teoria Cognitivo-Comportamental é identificar essas crenças limitantes do paciente e trabalhar junto com ele para que elas sejam modificadas por outras mais saudáveis e assim proporcionar uma melhor qualidade de vida ao paciente.

Michelle Gappo

Psicóloga Clínica especializada em transtornos de ansiedade e fobias

[publications user_id=1 text=”publicações”]

CONTATO

Abrir WhatsApp
Olá,
Como posso te ajudar?