Timidez x Fobia Social

Escrito por: Michelle Gappo

20 de outubro de 2020

Afinal, qual é a diferença entre Timidez e Fobia Social? Isso é observado na forma como a ansiedade é vivida, na sua intensidade. Uma pessoa apenas tímida pode levar uma vida normal, enquanto uma com fobia social tem muitas limitações no seu cotidiano.

As duas são como primas próximas e, dependendo da pessoa, a primeira pode se transformar na segunda ao decorrer da vida. Normalmente no final da adolescência ou início da vida adulta.

É normal que a pessoa tímida apresente uma ansiedade em certas situações sociais, mas a mesma vai diminuindo ao decorrer da exposição. Por exemplo: Ir para um primeiro encontro. Um tímido pode apresentar uma ansiedade um pouco mais elevada que as outras pessoas nessa situação. Mas ao decorrer do encontro, essa ansiedade vai diminuindo e ele vai se sentindo mais confortável.

Já em quem tem fobia social isso se dá de outra maneira. Exemplo: ou ele nem vai cogitar ir ao encontro, pois apenas a ideia disso já causa muita ansiedade. Ou então, se de fato ele for, é provável que o nível elevado de ansiedade vai ser o mesmo do início ao fim do encontro, causando muito desconforto emocional.

Apesar de que quem sofre desse transtorno evita ao máximo ir a terapia, devido a essa intensa timidez, essa ainda é a melhor forma de buscar ajuda, antes que a vida da pessoa seja muito limitada e uma depressão se desenvolva. Para todos esses transtornos de ansiedade há tratamento e cura. O passo inicial é reconhecer que precisa de ajuda, ter vontade de mudar e procurar um psicólogo. Ninguém precisa passar por isso sozinho(a).

 

Michelle Gappo

Psicóloga Clínica especializada em transtornos de ansiedade e fobias

[publications user_id=1 text=”publicações”]

CONTATO

Abrir WhatsApp
Olá,
Como posso te ajudar?