Ansiedade em tempos de quarentena

Escrito por: Michelle Gappo

20 de outubro de 2020

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo. Imagina agora então, em tempos de pandemia? Esse cenário de ansiedade só piorou nesses últimos meses.

Essa ansiedade está vindo da incerteza do futuro. Do famoso “e se?”. De perguntas como: “será que vou perder meu emprego?”, “será que vou conseguir um trabalho novo durante essa crise que o mundo está enfrentando?”, “minha empresa vai falir?”, “como vou conseguir sustentar minha família?”, “meus pais/avós vão ficar bem?”, “e se eu ou alguém que eu amo pegar o corona vírus?”, “vou sobreviver?”, “ficar isolado com minha família/marido/esposa, será que vai gerar muita tensão entre a gente?”. As perguntas são infinitas.

A verdade é que de fato são perguntas válidas, que estão de acordo total com a realidade que estamos passando. Então, o que fazer? Eu diria que a primeira coisa é entender e aceitar que nós não temos o controle dessa situação. Entretanto, podemos ter o controle de outras coisas, tal qual o nosso comportamento diante a isso. A seguir vou citar algumas dicas que podem ajudar a combater a ansiedade em tempos de pandemia.

Filtre as informações. Eu sei que ler o jornal e se manter informado(a) é importante. Porém, esse excesso de informação que a mídia nos bombardeia em tempo real sobre a pandemia pode elevar o nosso grau de ansiedade. Que tal evitar manter a TV ligada o dia inteiro? Ou parar de entrar em sites de informação? Você pode separar um momento do dia, talvez de meia a uma hora, para se atualizar.

Crie uma rotina. Isso vai ajudar a você não passar o dia inteiro de pijamas trabalhando na sua cama. A curto prazo pode parecer divertido, mas por muitos meses isso pode gerar angustia e depressão. Organize horários para trabalhar, fazer as refeições e ter momentos de lazer. Além de ajudar a melhorar a sua produtividade, vai dar uma maior sensação de normalidade em meio ao caos.

Por último, invista em exercícios de meditação e respiração. Existem vários aplicativos de celular para te ajudar a praticar o primeiro, alguns que eu sugiro são: Headspace e Wemind. Quanto a respiração, você pode procurar no Youtube por “respiração diafragmática” que existem muitas pessoas ensinando ou assistir ao meu IGTV no Instagram @psimichellegappo onde ensino como fazer, o seu título é: “Três formas para ajudar a controlar a ansiedade.”

Espero que essas informações tenham dado alguma clareza sobre o que fazer em meio de incertezas. Ah, e antes que eu esqueça, a terapia é uma grande amiga nesse processo e você pode escolher por faze-la online, no conforto e segurança da sua casa. Autocuidado não é só cuidar da aparência, é também cuidar da sua saúde emocional e aprender a se amar.


Michelle Gappo

Psicóloga Clínica especializada em transtornos de ansiedade e fobias

[publications user_id=1 text=”publicações”]

CONTATO

Abrir WhatsApp
Olá,
Como posso te ajudar?